hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

(Visvavandya Dasa)
São Paulo - Brasil

 

Introdução 2

 

 

 

Aviso:

O texto a seguir é confidencial.

A verdade pode doer às vezes.

 

... continuação... o próximo passo 

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

(Visvavandya Dasa)
São Paulo - Brasil

 

 

São Paulo, 27 de janeiro de 2005

 

Bom, acho que chegou a hora de dar o próximo passo.

O que fazer então? Na prática, como fica?

Tanto Néctar, tanta coisa boa. Tanto fel, tanta influência demoníaca.

Sei lá, né? Para quem costuma ler isto aqui.

Na real, esta página fiz para mim mesmo, assim, posso ler sempre este Néctar, de qualquer lugar. (claro, onde tenha internet).

Acho que vamos na evolução, na Evolução Subjetiva da Consciência, talvez um pouco lento, mas o momento de Kali-yuga não está fácil, não.

A gente tem que entender que Krishna está no coração mesmo, Ele nunca abandona a gente, todo o princípio da Rendição, o tal do Saranagati, começa daí. Acreditar nisso. Ele mesmo fala isso no Gita. E Ele não está sozinho. Krishna nunca é sozinho. Também estão Gurudev, e todos seus companheiros sublimes, nosso Guruvarga divino.

O objetivo desta página sempre foi dar esperança, fé e entusiasmo para todos, claro que sempre a começar por mim mesmo. Tive meus momentos de tropeço e revolta, cometi erros e enganos. Mas, agora é hora de dar o próximo passo. A última reforma já foi uma boa melhora, pois tentei tirar toda parte negativa, graças aos conselhos dos nobres leitores e leitoras por aí, e continuaremos a derramar Néctar, aqui nesta internet, que só tem lixo na maioria, para a alegria dos fãs dos Devotos de Sriman Mahaprabhu.

E seguiremos a linha prática.

Deixo bem claro que não pertenço a nenhuma Instituição, Missão, Sociedade, Associação, Clube, Igreja, Templo, ou similares, mesmo! Sou eu e Deus! Sempre com Prabhupada no coração.

Sou só um cara, típico de kaliyuga, que teve a graça de conhecer Prabhupada, (de verdade), e vivenciar esse milagre maravilhoso de Sriman Mahaprabhu. E me sinto na obrigação de transmitir isso. No meio de tanta confusão, de tanta perdição.

Não desanimem. Acreditem na honestidade, na veracidade, na sinceridade, na humildade. Krishna pede para Arjuna declarar, no Gita, "Meu devoto nunca se arruína". Acreditem no trabalho honesto, e na fé. Nessa fé que Krishna está dentro do nosso coração mesmo! E Ele protege mesmo!

Leiam os Livros dos Devotos Eternos de Sriman Mahaprabhu, principalmente O Sri Sri Prapanna-jivanamrtam de Srila Sridhar Maharaj. E rezem para o Senhor Nrsimhadev dentro do coração.

 

Vamos continuar...

 

 

 

O Bhagavatam afirma que vida religiosa neste mundo é como andar no fio de uma navalha, não é brincadeira, não.

A gente observa que depois da partida de Prabhupada (1977) nada mais deu certo. Por quê? Por causa disso. As pessoas se perdem. A ignorância e a natureza demoníaca dominam. Aí vem o orgulho, perda da fé, fanatismo, as ofensas e os absurdos.

Prabhupada é uma encarnação do Senhor Nityananda, um Shaktiavesha Avatar, ele segurava toda a "onda" com a força de sua Pureza (Krishna-shakti). Mas, hoje em dia não tem mais Prabhupada pessoalmente, infelizmente. Há quase 30 anos. Claro que os Devotos Eternos de Sriman Mahaprabhu nunca morrem, estão sempre presentes em seu Som divino. Mas isso acontece só para quem se abriga nesse Som divino.

Existem três níveis de devotos neste mundo, primário, intermediário e avançado. Prabhupada explica isso em vários lugares, bem como todos os nossos mestres, especialmente no Néctar da Instrução. Nosso querido vô, Srila Bhaktivinoda Thakur, também explica maravilhosamente no espetacular Sri Chaitanya Shikshamritam. É muito importante mergulhar nesse Néctar, nesse Oceano ilimitado de Néctar. Como escrevi, faz um tempo...(é bom repetir, deve ter em alguma outra parte da página)...

Um dos princípios fundamentais do serviço devocional, segundo Srila Rupa Goswami, é aceitar o abrigo de vaishnavas premika e seguir os passos dos acharyas prévios, sob a guia do mestre espiritual.

Srila Krishnadas Kaviraj afirma no seu Sri Chaitanya Charitamrita (Adi 2.116-121): "Ofereço minhas reverências aos pés de todos que ouvem ou lêem essa explanação. Gentilmente ouçam com atenção a conclusão dessas afirmações. O estudante sincero não deve negligenciar a discussão de tais conclusões, considerando-as contraditórias, tais discussões fortalecem a mente. Assim, a mente se torna atraída a Krishna".

Prabhupada diz no significado: "Devotos de imitação, que querem parecer Vaishnavas elevados e imitam os Acharyas prévios mas não os seguem em princípio, são condenados nas palavras do Srimad Bhagavatam como possuidores de coração de pedra. Srila Vishvanatha Chakravarti Thakur comentou sobre a condição de coração de pedra: "Aqueles que derramam lágrimas por prática mas cujos corações não mudam, são conhecidos como devotos de coração de pedra do mais baixo grau. Seu choro de imitação, induzido por prática artificial, é sempre condenado". Essa mudança de coração é visível na relutância a fazer qualquer coisa não adequada ao caminho devocional. Para que essa mudança de coração ocorra, discussões conclusivas sobre Sri Krishna são absolutamente necessárias. Falsos devotos podem pensar que simplesmente derramando lágrimas serão conduzidos ao plano transcendental, mesmo não tendo uma verdadeira mudança de coração, mas tal prática é inútil se não houver realização transcendental. Falsos devotos pensam que derramando lágrimas artificialmente, serão liberados, mesmo não conhecendo a conclusão sobre o conhecimento transcendental. Similarmente, outros falsos devotos pensam que é desaconselhável estudar livros dos Acharyas prévios, como se fossem filosofias empíricas secas. Mas Srila Jiva Goswami, seguindo os Acharyas prévios, apresentou as conclusões das escrituras nas seis teses chamadas Sat-samdarbhas. Devotos falsos, que têm muito pouco conhecimento sobre tais conclusões, falham em alcançar devoção pura, devido ao excesso de zelo em aceitar instruções favoráveis ao serviço devocional dadas pelos devotos auto-realizados. Tais falsos devotos são iguais aos impersonalistas, que consideram o serviço devocional como atividades lucrativas".

Prabhupada diz ainda no significado da canção "Lalasamayi Prarthana" de Srila Narottama Dasa Thakur: "Narottama Dasa diz em seguida, rupa-raghunatha-pade hoibe akuti: Quando estarei muito ansioso para estudar os livros deixados pelos seis Goswamis? - Akuti significa ansiedade..."

Srila Rupa Goswami Prabhupada nos ensina no Néctar da Devoção que o segredo para alcançar serviço devocional puro aos pés de lótus de Krishna em Vrajadham é o desejo ardente. Temos que ansiar profundamente por isso, e começar a tentar satisfazer o mestre espiritual. Não devemos nos acomodar, achando que seguindo uma meia dúzia de práticas religiosas, Krishna-prema vai cair do céu em nossas cabeças em algum momento místico. Essas práticas são apenas para nos ajudar a sair da cobertura material grosseira. Temos que tomar cuidado com o perigo do fanatismo. Temos que ir atrás de Krishna-prema. Temos que roubar e assaltar esse maravilhoso tesouro inigualável de Krishna-prema, o qual nunca foi visto antes do advento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Estamos vivendo na época mais auspiciosa, onde qualquer um, que desejar, pode alcançar o néctar sublime dos pés de lótus de Sri Radha.

Srila Prabhupada diz no seu Néctar da Devoção (cap. 9): "Em outras palavras, devemos aprender a chorar pelo Senhor. Devemos aprender essa pequena técnica, e devemos estar muito ansiosos e realmente chorar para nos ocuparmos em algum tipo de serviço em particular. Isso se chama Laulyam, ou ansiedade excessiva para entrar no reino de Deus. Por outro lado, não podemos avaliar materialmente o preço da passagem para ir ao reino de Deus. O preço único para tal viagem é Laulyam Lalasamayi, ou desejo e grande ansiedade". Ver também Néctar da Instrução (Upadeshamrita) verso 8 em diante.

Por que ir atrás de bijuterias sem valor, se podemos obter a suprema jóia inestimável de Krishna-prema. Sua ascensão no varnashram-dharma não o levará a nada. Por que continuar insistindo em conflitos institucionais sectários, para ver qual instituição religiosa é melhor que a outra?

É isso aí. Vamos nessa. Nesse Caminho, de volta ao Lar, de volta ao Supremo, pela graça de Prabhupada e todos seus companheiros divinos.

=========

O Bhagavad-gita é muito importante, são as instruções de Krishna em pessoa para nos tirar da forte influência desta Sua Mãe Natureza... como recomendou Sriman Mahaprabhu (Cc Madhya 7.128)...

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 

Srimad Bhagavad-gita Mahatmyam

Um extrato da glorificação ao Bhagavad-gita

A glória do Bhagavad-gita

1. Para começar, presto minhas reverências ao Senhor Supremo Sri Krishna, que aceitou a posição de cocheiro de Arjuna, somente para distribuir a ambrosia do Bhagavad-gita para o beneficio dos três mundos.

2. Quem quiser atravessar o horrível oceano dos sofrimentos materiais pode fazê-lo facilmente por se refugiar no barco do Bhagavad-gita.

3. Por isso, deve-se respeitar o Bhagavad-gita em todo tempo e lugar como o inaugurador da sabedoria religiosa e a imaculada essência de todas as escrituras sagradas.

4. Aquele que ouve atentamente e canta as glórias da mensagem do Bhagavad-gita, ou explica esta mensagem a outros, atinge o destino Supremo.

5. A miséria causada por magia negra e maldições nunca pode entrar em uma casa onde se adora o Bhagavad-gita.

6. Assim, com o conhecimento do Bhagavad-gita, o coração se purifica. Em uma escala de dezoito capítulos, rejeita-se toda doutrina que propõe a satisfação sensual e a liberação impessoal. As qualificações para a ocupação no serviço devocional amoroso se desenvolvem passo a passo.

7. Aquele que no momento da morte se lembra de metade do Bhagavad-gita, um quarto, um capítulo, ou até um só verso, atinge o destino Supremo.

8. Com grande êxtase, o Senhor Supremo Sri Krishna e Sua Companheira Divina, Sri Radhika, estão presentes misericordiosamente em qualquer lugar onde se discute, estuda ou ensina a concepção do Bhagavad-gita.

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

Agora temos a boa ventura do Srimad Bhagavad-gita em português aqui na internet pela graça de Srila Prabhupada
(https://www.nitaigaura.com.br/gita_br.html).

=========

Nosso querido vô (Bhaktivinoda Thakur) ensina muito bem no seu Sri Chaitanya Shikshamritam, devotos primários são os que estão no plano da sombra, da aparência, atraídos somente aos aspectos externos. Prabhupada ensina no seu Néctar da Instrução que devemos sair desse plano rapidamente, pelo abrigo aos pés de lótus dos Devotos Eternos de Sriman Mahaprabhu. Pois o efeito é inverso, como explica nosso amado vô...

"Depois de muitos nascimentos, se a pessoa tiver a sorte de ter a tendência para a devoção, ela obtém consideração pelo caminho da devoção, e essa consideração gera o gosto dela pela companhia de devotos. Se a prática de Bhajan for feita com devotos puros, ela obtém Sadhana-Bhakti, com inclinação para Prema. Se as lições sobre Bhajan vierem de devotos mestiços ou daqueles que possuem aparência da devoção, Prema fica distante e não pode ser sincero. Nesse estado prevalece Anartha (mal) que fica no caminho como um empecilho em mostrar a consideração aos devotos puros. Surge a maldade e o coração se torna enganoso. Nesse estágio, os aspirantes caem na classe primária e assim passam muitos nascimentos. Os primários têm consideração pela devoção, só que é muito frágil e sempre guiada pela tentação. A fórmula para tirar a inquietação do coração é aprender lições sobre adoração segundo o Agama Shastra com um professor genuíno. Depois de praticar a adoração por um longo tempo, eles podem obter a consideração por Nama. Quando surge a consideração por Nama, cresce a inclinação para a prática de Nama-Bhajan na companhia de Sadhus". (Sri Chaitanya Shikshamritam)

...

As pessoas no plano primário viram perturbação social, e perturbam suas próprias vidas, e a de todas em volta. É o lance do fanatismo, dos absurdos, da enganação, o coração se torna enganoso, enganador, como ele diz aí, a pessoa se engana e engana os outros. É pura confusão.

Na real, todos esses ensinamentos vêm do próprio Sriman Mahaprabhu, que instruiu pessoalmente Seus discípulos diretos, como Srila Rupa Goswami Prabhupada, Srila Sanatana Goswami Prabhupada, Srila Raghunatha Dasa Goswami Prabhupada...

Uma pessoa que pretende ser um missionário pregador tem que subir ao plano intermediário, ou descer, se for o caso. Além de ser rendido a Sri Guru-Gauranga no coração. Mas, tem que estar no plano madhyama-adhikari. Como nosso amado Prabhupada ensina no Néctar da Instrução...

Portanto, devemos nos elevar da posição kanistha-adhikari para a plataforma madhyama-adhikari. O Srimad Bhagavatam (11.2.46) descreve o madhyama-adhikari como se segue:

isvare tad-adhinesu
balisesu dvisatsu ca
prema-maitri-krpopeksa
yah karoti sa madhyamah

"O madhyama-adhikari é um devoto que adora a Suprema Personalidade de Deus como seu objeto de amor supremo, faz amizade com os devotos do Senhor, é compassivo com os ignorantes e evita os que são invejosos por natureza".

O Bhagavatam também explica que todas as pessoas neste mundo são como soldados falíveis, que não podem proteger realmente. Todo ser condicionado neste mundo tem os quatro defeitos básicos: Sentidos de percepção limitados, tendência a cometer erros, tendência a enganar e tendência a ser enganado. Por isso, não adianta a gente tentar se abrigar em pessoas deste mundo, por melhor que pareçam ser. Temos que nos abrigar em Krishna mesmo, dentro do coração.

Temos que tomar essa atitude. Começar a perceber Krishna no coração, e pedir com humildade e sinceridade por Sua proteção divina. Também devemos rezar a Ele dentro do coração na forma do Senhor Nrisimhadev, que é o protetor sublime dos devotos e do Movimento Sankirtana de Sriman Mahaprabhu (https://www.nitaigaura.com.br/nrisimha.html).

Acho que esse é o caminho para o momento em que vivemos. Comece a pensar em algum trabalho honesto, e peça a proteção de Krishna no coração sinceramente e humildemente. O resultado vai aparecer, com um pouco de paciência.

 

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

Tenha fé nos Santos Nomes e se abrigue sempre nestes:

sri-krsna-caitanya prabhu nityananda
sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

ito nrsimhah parato nrsimho
yato yato yami tato nrsimhah
bahir nrsimho hrdaye nrsimho
nrsimham adim saranam prapadye

Ponham esse mantra no coração. O lance de compreender nossos mestres divinos também é muito importante, como o próprio Prabhupada afirmou em seu famoso discurso na década de 30.

Uma vez, no auge do Movimento Hare Krishna, um discípulo muito querido de Prabhupada perguntou o que mais o satisfazia. Na época, todo mundo achava que ele ia responder sobre a distribuição em massa dos Livros. Mas, sua resposta foi, "o que mais me satisfaz é que vocês sejam conscientes de Krishna".

A gente não deve se perder nos detalhes e esquecer o principal. É muito simples, a gente tem que "pôr" Krishna no coração mesmo.

...

<<

Texto 57

tam aha bhagavan prestham
prapann arti-haro harih
ye tyakta loka-dharmas ca
mad arthe tan vibharmy aham

tam – a ele; aha – Eu; bhagavan – a Suprema Personalidade de Deus; prestham – mais querido; prapanna – rendido; arti-harah – destruidor das ansiedades; harih – o Supremo Senhor, Hari; ye – quem quer que; tyakta – abandonou; loka-dharmah – sociedade; ca – e; mat – Meu; arthe – para o propósito; tan – eles; vibharmi – protejo; aham – Eu.

Tradução

A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Hari, que é o destruidor de todas as ansiedades dos seres rendidos, disse para o Seu mais querido mensageiro Uddhava: "Eu protejo especialmente aqueles que abandonaram todas as conexões religiosas e sociais para apenas se renderem a Mim".

Assim termina o Nono Capítulo da Ambrosia na Vida dos Seres Rendidos, chamado as "Instruções Nectáreas da Suprema Personalidade de Deus".

>>

 

"Krishna surpreende as mentes dos devotos com uma infinidade de ondas maravilhosas com as diferentes doçuras devocionais, e Ele é a grande panacéia para os corações dos devotos que sofrem com as dores da separação. O Senhor não considera quem é qualificado ou quem é desqualificado, mas com todo o Seu coração, Ele ajuda Seus devotos em todos os seus esforços. O Senhor até mesmo promete em todas as escrituras a entregar-Se a Si próprio a Seus devotos, e Ele experimenta a bem-aventurança suprema simplesmente dependendo do amor deles. E dessa forma, o Senhor dá a Sua garantia total a Seus devotos em todas as circunstâncias".
(Ambrosia na Vida dos Seres Rendidos, 1.22)

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Srimad Bhagavad-gita 1.20

atha vyavasthitan drstva
dhartarastran kapi-dhvajah
pravrtte sastra-sampate
dhanur udyamya pandavah
hrsikesam tada vakyam
idam aha mahi-pate

"Ó rei, nesse momento, Arjuna, o filho de Pandu, sentado em sua quadriga, que tem o estandarte com Hanuman, pegou seu arco e se preparou para atirar suas flechas, com a mira nos filhos de Dhritarastra. Ó rei, Arjuna falou então as seguintes palavras a Hrishikesha (Krishna):"

Iluminação de Prabhupada

"A batalha ia começar. Percebemos nos versos anteriores que os filhos de Dhritarastra estavam meio desanimados pela inesperada força militar organizada pelos Pandavas, que tinham a orientação direta do Senhor Krishna no campo de batalha. O emblema de Hanuman na bandeira de Arjuna é outro sinal de vitória porque Hanuman ajudou o Senhor Rama na batalha entre Rama e Ravana, e o Senhor Rama foi vitorioso. Agora, tanto Rama quanto Hanuman estavam presentes na quadriga de Arjuna para ajudá-lo. O Senhor Krishna é o próprio Rama em pessoa, onde quer que o Senhor Rama esteja, Sua eterna consorte Sita, a deusa da fortuna, e Seu servo eterno Hanuman estão sempre presentes. Por isso, Arjuna não precisava temer nenhum inimigo. Acima de tudo, o Senhor dos sentidos (Hrishikesha), Sri Krishna, estava presente em pessoa para guiá-lo. Assim, todos os bons recursos estavam disponíveis para Arjuna lutar na batalha. Nessas condições auspiciosas, arranjadas pelo Senhor em pessoa para Seu devoto eterno, estavam os sinais da vitória garantida".

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

Param Vijayate Sri Krsna Sankirtanam!

 

 

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

(Última Edição: 21-jul-2021 )

home