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         Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga 
      
      Nitai Gaura Hari Bol Reflexões sobre a realidade 
(São Paulo, sábado, 18 de maio de 2024 - Ekadasi G Vajra 
Uttara-phalguni) São Paulo, quinta-feira, 21 de 
janeiro de 2016 
Como Krishna afirma no Bhagavad-gita (7.3): 
manusyanam sahasresu 
kascid yatati siddhaye 
yatatam api siddhanam 
kascin mam vetti tattvatah 
"Entre muitos milhares de pessoas, talvez uma se esforce pela 
perfeição, e entre as que alcançaram a perfeição, dificilmente uma Me conhece de 
verdade". 
Como Sri Rupa Goswami Prabhupada explica no 
Bhakti-rasamrita-sindhu serviço devocional começa com OUVIR. 
Como o próprio Krishna ensina no Gita (Cap. 4): 
Verso 33 
sreyan dravya-mayad yajnaj 
jnana-yajnah parantapa 
sarvam karmakhilam partha 
jnane parisamapyate 
Tradução 
Ó castigador do inimigo, o sacrifício do conhecimento é maior do 
que o sacrifício das posses materiais. Ó filho de Pritha, depois de tudo, o 
sacrifício do trabalho culmina em conhecimento transcendental. 
Iluminação de Srila Prabhupada: 
O propósito de todos sacrifícios é chegar ao status do 
conhecimento completo, depois, obter alívio das misérias materiais, e, 
ultimamente, dedicar-se ao serviço amoroso transcendental do Supremo Senhor 
(Consciência de Krishna). Entretanto, existe um mistério sobre todas essas 
diferentes atividades de sacrifício, a pessoa deve conhecer esse mistério. 
Sacrifícios às vezes assumem formas diferentes de acordo com a fé particular do 
executor. Quando a fé da pessoa alcança o estágio de conhecimento 
transcendental, o executor dos sacrifícios deve ser considerado mais avançado do 
que aqueles que simplesmente sacrificam posses materiais sem esse conhecimento, 
porque sem alcançar conhecimento, sacrifícios permanecem na plataforma material 
e não concedem benefício espiritual. Conhecimento verdadeiro culmina em 
Consciência de Krishna, o estágio mais elevado do conhecimento transcendental. 
Sem a elevação do conhecimento, sacrifícios são apenas atividades materiais. 
Quando, entretanto, elevam-se ao nível do conhecimento transcendental, todas 
essas atividades entram na plataforma espiritual. De acordo às diferenças de 
consciência, atividades de sacrifício às vezes se chamam karma-kanda, 
atividades lucrativas, e às vezes jñana-kanda, conhecimento em busca da 
verdade. É melhor quando o fim é conhecimento. 
Verso 34 
tad viddhi pranipatena 
pariprasnena sevaya 
upadeksyanti te jnanam 
jnaninas tattva-darsinah 
Tradução 
Tente aprender a verdade exatamente por se aproximar de um 
mestre espiritual. Inquira dele com submissão e preste-lhe serviço. A alma 
auto-realizada pode lhe dar conhecimento porque ela vê a verdade. 
Iluminação de Srila Prabhupada: 
O caminho da realização espiritual é sem dúvida difícil. Por 
isso o Senhor nos aconselha a nos aproximarmos de um mestre espiritual fidedigno 
na linha de sucessão discipular do próprio Senhor. Ninguém pode ser um mestre 
espiritual fidedigno sem seguir esse princípio da sucessão discipular. O Senhor 
é o mestre espiritual original, e uma pessoa na linha de sucessão discipular 
pode transferir a mensagem do Senhor como ela é para seu discípulo. Ninguém pode 
se realizar espiritualmente por manufaturar seu próprio processo, como é a moda 
dos pretensiosos tolos. O Bhagavatam (6.3.19) afirma, dharmam tu 
saksad bhagavat-pranitam, o caminho da religião é enunciado diretamente pelo 
Senhor. Portanto, especulação mental ou argumentação seca não pode ajudar a 
pessoa a progredir na vida espiritual. A pessoa tem que se aproximar de um 
mestre espiritual fidedigno para receber conhecimento. Esse mestre espiritual 
deve ser aceito com rendição plena, e a pessoa tem que servir o mestre 
espiritual como um servo trivial, sem prestígio falso. Satisfação do mestre 
espiritual auto-realizado é o segredo do avanço na vida espiritual. Perguntas e 
submissão constituem a combinação adequada para o entendimento espiritual. A 
menos que haja submissão e serviço, perguntas ao mestre espiritual sábio não 
farão efeito. A pessoa tem que ser capaz de passar no teste do mestre 
espiritual, e quando ele vê o desejo genuíno do discípulo, automaticamente 
abençoa o discípulo com o entendimento espiritual genuíno. Neste verso, tanto 
seguir cegamente quanto perguntas absurdas são condenados. A pessoa não deve 
apenas ouvir com submissão o mestre espiritual, mas também deve obter um 
entendimento claro dele, com submissão e serviço e perguntas. Um mestre 
espiritual genuíno por natureza é muito bondoso com seu discípulo. Assim, quando 
o aluno é submisso e sempre pronto a prestar serviço, a reciprocidade do 
conhecimento e perguntas se torna perfeita. 
Verso 35 
yaj jnatva na punar moham 
evam yasyasi pandava 
yena bhutany asesani 
draksyasy atmany atho mayi 
Tradução 
E quando você aprender a verdade dessa forma, saberá que todos 
seres vivos são nada mais do que partes de Mim; e estão em Mim, e são Meus. 
... 
E o Senhor Chaitanya explica mais ainda (Introdução do Srimad 
Bhagavatam): 
  
    | 
     O Senhor explicou a palavra mukti como equivalente à 
    palavra Vishnu, ou à Personalidade de Deus. Obter mukti, ou liberação 
    do cativeiro da existência material, é obter o serviço ao Senhor. 
    O Senhor então partiu em direção ao Sul da Índia por algum 
    tempo e converteu todos que encontrou pelo caminho a se tornarem devotos do 
    Senhor Sri Krishna. Esses devotos converteram muitos outros ao culto do 
    serviço devocional, ou o Bhagavata-dharma do Senhor, e assim chegou à 
    beira do Godavari, onde Se encontrou com Srila Ramananda Raya, o governador 
    de Madras nomeado por Maharaja Prataparudra, rei de Orissa. Suas conversas 
    com Ramananda Raya são muito importantes para a realização mais elevada do 
    conhecimento transcendental, e a conversação em si forma um livro pequeno. 
    Entretanto, daremos aqui um resumo da conversa. 
    [N.T.: Esse encontro divino do Senhor Chaitanya com Srila 
    Ramananda Raya é descrito vividamente no maravilhoso Sri Chaitanya 
    Charitamrita de Srila Prabhupada, que foi publicado mais tarde, em 
    1975]. 
      
    Sri Ramananda Raya é uma alma auto-realizada, apesar de 
    externamente pertencer a uma casta inferior à brahmana no status 
    social. Ele não estava na ordem de vida da renúncia, e além do mais, ele era 
    um alto servidor do governo do estado. Mesmo assim, Sri Chaitanya Mahaprabhu 
    o aceitou como uma alma liberada com o poder da alta ordem de sua realização 
    do conhecimento transcendental. Similarmente, o Senhor aceitou Srila 
    Haridasa Thakura, um devoto veterano do Senhor que veio de uma família 
    islâmica. E há também muitos outros grandes devotos do Senhor que vieram de 
    diferentes comunidades, seitas e castas. O único critério do Senhor era o 
    padrão do serviço devocional da pessoa especificamente. Ele não estava 
    preocupado com a vestimenta externa da pessoa; Ele estava preocupado somente 
    com a alma interior e suas atividades. Portanto, deve-se entender que todas 
    as atividades missionárias do Senhor estão no plano espiritual, e assim, o 
    culto de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ou o culto de Bhagavata-dharma, 
    não tem nada a ver com assuntos mundanos, sociologia, política, 
    desenvolvimento econômico, ou qualquer coisa dessa esfera de vida. O 
    Srimad Bhagavatam é o anseio transcendental puro da alma. 
    Quando Ele encontrou Sri Ramananda Raya na margem do 
    Godavari, o varnashrama-dharma seguido pelos indianos foi mencionado 
    pelo Senhor. Srila Ramananda Raya disse que por seguir os princípios do 
    varnashrama-dharma, o sistema de quatro castas e quatro ordens de vida 
    humana, qualquer um pode realizar a Transcendência. Na opinião do Senhor, o 
    sistema de varnashrama-dharma é apenas superficial, e tem muito pouco 
    a ver com a realização mais elevada dos valores espirituais. A perfeição 
    mais elevada da vida é obter desapego do apego material e realizar 
    proporcionalmente o serviço amoroso transcendental ao Senhor. A 
    Personalidade de Deus reconhece um ser vivo que progride nessa linha. 
    Serviço devocional, portanto, é o auge da cultura de todo conhecimento. 
    Quando o Senhor Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, apareceu para 
    liberar todas as almas caídas, Ele aconselhou a liberação de todos os seres 
    vivos como se segue. A Suprema Personalidade Absoluta de Deus, de quem todos 
    os seres vivos emanam, deve ser adorada por meio de todos os seus 
    compromissos respectivos, porque tudo que nós vemos também é a expansão de 
    Sua energia. Esse é o caminho da perfeição verdadeira, e é aprovado por 
    todos os acharyas fidedignos do passado e do presente. O sistema de
    varnashrama é mais ou menos baseado nos princípios da moral e da 
    ética. Assim, há muito pouca realização da Transcendência, e o Senhor Sri 
    Chaitanya Mahaprabhu o rejeitou por ser superficial e pediu a Ramananda Raya 
    para se aprofundar na matéria. 
      
    Sri Ramananda Raya então sugeriu renúncia das ações 
    lucrativas ao Senhor. O Bhagavad-gita (9.27) aconselha a esse 
    respeito: "Qualquer coisa que você fizer, qualquer coisa que você comer e 
    qualquer coisa que você der, bem como o que você realizar em penitência, 
    ofereça somente a Mim". Essa dedicação por parte do trabalhador sugere que a 
    Personalidade de Deus é um degrau superior ao do conceito impessoal do 
    sistema varnashrama, mas mesmo assim, a relação do ser vivo com o 
    Senhor não é distinta dessa forma. O Senhor por isso rejeitou essa 
    proposição e pediu para Ramananda Raya ir adiante. 
    Raya então sugeriu renúncia ao varnashrama-dharma e 
    aceitação do serviço devocional. O Senhor também não aprovou essa sugestão 
    pelo motivo que alguém não pode renunciar de repente sua posição, porque 
    isso pode não trazer o resultado desejado. 
    
    Raya sugeriu ainda mais que a obtenção da realização 
    espiritual livre do conceito de vida material é a conquista mais elevada 
    para o ser vivo. O Senhor rejeitou essa sugestão também porque sob o apelo 
    dessa realização espiritual muito dano foi forjado por pessoas 
    inescrupulosas; por isso que de repente não é possível. O Raya então sugeriu 
    a companhia sincera de almas auto-realizadas e ouvir com submissão a 
    mensagem transcendental dos passatempos da Personalidade de Deus. Essa 
    sugestão foi bem-vinda pelo Senhor. Essa sugestão foi feita por seguir os 
    passos de Brahmaji, quem disse que a Personalidade de Deus é conhecida como
    ajita, ou aquele que não pode ser conquistado ou aproximado por 
    qualquer um. Mas esse ajita também se torna jita (conquistado) 
    por um método, que é muito simples e fácil. O método simples é que a pessoa 
    tem que abandonar a atitude arrogante de se declarar como sendo o próprio 
    Deus. A pessoa tem que ser humilde e submissa e tentar viver em paz por 
    dedicar a audição às palestras das almas auto-realizadas transcendentalmente 
    que pregam a mensagem do Bhagavata-dharma, ou a religião da 
    glorificação ao Supremo Senhor e Seus devotos. Glorificar um grande homem é 
    um instinto natural dos seres vivos, entretanto, eles não aprenderam a 
    glorificar o Senhor. A perfeição da vida é alcançada simplesmente por 
    glorificar o Senhor na companhia de um devoto auto-realizado do Senhor. 
    ("A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna foi fundada para 
    este propósito"). 
    [N.T.: Srila Prabhupada afirmou que a ISKCON, ou International Society for 
    Krishna Consciousness, era seu corpo, e não tem nada a ver com assuntos 
    mundanos, como confirmado acima. Era simplesmente para as pessoas poderem 
    praticar esse método simples da companhia do Devoto Amoroso Eterno do 
    Senhor, e "OUVIR" dele sobre a Consciência de Krishna de Verdade. Hoje, 
    podemos nos associar com os Vaishnavas Superiores (Devotos Premika) 
    pela Divina Graça de Srila Prabhupada, através de Seu SOM DIVINO. 
    Na verdade, Srila Prabhupada nos ensinou um verso, também de nosso querido 
    bisavô Srila Bhaktivinoda Thakur, composto em inglês, em homenagem a Srila 
    Haridasa Thakura, o Nama-Acharya (mestre do cantar dos Santos Nomes), 
    claro que o verso se aplica a todo o nosso Guru-Varga Sublime também: 
    Quem diz que um Vaishnava morre, está ruim da cabeça 
    Quando ainda em som vive! 
    O Vaishnava morre para viver, e em vida tenta 
    Propagar o santo nome em toda parte 
    A real é que todas essas personalidades divinas vivem nos corações dos 
    devotos sinceros, todos eles estão sempre presentes. Também estão sempre 
    presentes em seus livros sublimes, ou seja, em seu Som sublime]. 
    O devoto auto-realizado é aquele que se rendeu plenamente ao Senhor e que 
    não tem apego por prosperidade material. Prosperidade material e desfrute 
    sensual e seu avanço são todas atividades da ignorância na sociedade humana. 
    Paz e fraternidade são impossíveis em uma sociedade desapegada da companhia 
    de Deus e Seus devotos. É imperativo, portanto, que a pessoa procure 
    sinceramente a companhia de devotos puros e ouça [ou LEIA] deles com 
    paciência e submissão de qualquer posição de vida. A posição da pessoa num 
    estado superior ou inferior de vida não dificulta seu caminho para a 
    auto-realização. A única coisa que a pessoa tem de fazer é ouvir [ou LER] de 
    uma alma auto-realizada com um programa de rotina. O professor também pode 
    dar aulas sobre as Literaturas Védicas, fiel aos passos dos acharyas 
    antigos que realizaram a Verdade Absoluta. O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu 
    recomendou esse método simples de auto-realização geralmente conhecido como
    Bhagavata-dharma. O Srimad Bhagavatam é o guia perfeito para 
    esse propósito. 
    
    [N.T.: Temos a boa fortuna de nos associarmos com os devotos
    premika, companheiros eternos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, pela 
    misericórdia de Srila Prabhupada, através de seus livros sublimes, "O 
    Bhagavad-gita como Ele é", Srimad-Bhagavatam, Sri 
    Chaitanya-charitamrita, Néctar da Devoção, Néctar da Instrução, 
    "O Livro de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus", e tantos 
    outros. E também, Prabhupada nos deu o magnífico abrigo premika dos 
    pés de lótus de seu irmão querido Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami 
    Maharaj, e todos outros seus irmãos e irmãs queridos, bem como todos meus 
    irmãos e irmãs queridos também. 
    A instrução básica de Srila Prabhupada sobre o estudo do Shastra é a 
    mesma de Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Bhagavad-gita e o Srimad 
    Bhagavatam são fundamentais. Sri Chaitanya Mahaprabhu veio filtrar, 
    iluminar e ensinar o Srimad Bhagavatam na prática. O Sri 
    Chaitanya-charitamrita de Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami é 
    reconhecidamente a literatura Gaudiya-Vaishnava principal e mais exaltada. 
    Srila Prabhupada nos concedeu mais essa misericórdia sublime, ele se 
    preocupou em publicar o Sri Chaitanya-charitamrita mesmo antes de 
    completar o Srimad-Bhagavatam. Muitos livros dos acharyas 
    gaudiya-vaishnava são confidenciais, e só podem ser lidos com a 
    autorização do Guru. Srila Bhaktivinoda Thakur fala a esse respeito 
    no seu Sri Chaitanya Shikshamritam: "Nem todos estão autorizados a 
    lerem o Lila diário de Sri Radha-Krishna. Ele é extremamente 
    maravilhoso e misterioso, e deve ser especialmente"...]. 
    Acima desses tópicos discutidos pelo Senhor e Sri Ramananda 
    Raya, ainda há conversas mais elevadas espiritualmente entre essas duas 
    grandes personalidades, e omitimos esses tópicos de propósito no presente 
    porque a pessoa precisa chegar ao plano espiritual primeiro antes de poder 
    ouvir as conversas mais avançadas de Ramananda Raya. Nós apresentamos as 
    conversas avançadas de Sri Ramananda Raya com o Senhor em outro livro (Ensinamentos 
    do Senhor Chaitanya). 
      
    Na conclusão desse encontro, Sri Ramananda Raya foi 
    aconselhado pelo Senhor a se aposentar do serviço e ir para Puri para que 
    pudessem viver juntos e saborear uma relação transcendental. Pouco tempo 
    depois, Sri Ramananda Raya se retirou do serviço do governo e recebeu uma 
    pensão do rei. Ele retornou para sua residência em Puri, onde foi um dos 
    devotos mais confidenciais do Senhor. Havia outro cavalheiro em Puri chamado 
    Shikhi Mahiti, que também era um confidente como Ramananda Raya. O Senhor 
    costumava ter conversas confidenciais sobre valores espirituais com três ou 
    quatro companheiros em Puri, e Ele passou dezoito anos dessa forma em transe 
    espiritual. Suas conversas foram registradas pelo Seu secretário particular 
    Sri Damodara Goswami, um dos quatro devotos mais íntimos. 
    ... 
      
    
    Hare Krishna, Hare Rama 
    Nitai Gaura Hari Bol 
    Jaya Prabhupada, Jaya Guru Maharaj Prabhupada 
      
    
    
      
    
      
    
      
    
    _._ 
       | 
   
 
  
Pra encerrar... 
  
    | 
     Agora temos a boa ventura do Srimad Bhagavad-gita em 
    português aqui na internet pela graça de Srila Prabhupada 
    (http://www.nitaigaura.com.br/gita_br.html). 
    
      
    ========= 
    Nosso querido vô (Bhaktivinoda Thakur) ensina muito bem no 
    seu Sri Chaitanya Shikshamritam, devotos primários são os que estão 
    no plano da sombra, da aparência, atraídos somente aos aspectos externos. 
    Prabhupada ensina no seu Néctar da Instrução que devemos sair desse 
    plano rapidamente, pelo abrigo aos pés de lótus dos Devotos Eternos de 
    Sriman Mahaprabhu. Pois o efeito é inverso, como explica nosso amado vô... 
    
    "Depois de muitos nascimentos, se a pessoa tiver a sorte de 
    ter a tendência para a devoção, ela obtém consideração pelo caminho da 
    devoção, e essa consideração gera o gosto dela pela companhia de devotos. Se 
    a prática de Bhajan for feita com devotos puros, ela obtém 
    Sadhana-Bhakti, com inclinação para Prema. Se as lições sobre 
    Bhajan vierem de devotos mestiços ou daqueles que possuem aparência da 
    devoção, Prema fica distante e não pode ser sincero. Nesse estado prevalece 
    Anartha (mal) que fica no caminho como um empecilho em mostrar a 
    consideração aos devotos puros. Surge a maldade e o coração se torna 
    enganoso. Nesse estágio, os aspirantes caem na classe primária e assim 
    passam muitos nascimentos. Os primários têm consideração pela devoção, só 
    que é muito frágil e sempre guiada pela tentação. A fórmula para tirar a 
    inquietação do coração é aprender lições sobre adoração segundo o Agama 
    Shastra com um professor genuíno. Depois de praticar a adoração por um longo 
    tempo, eles podem obter a consideração por Nama. Quando surge a 
    consideração por Nama, cresce a inclinação para a prática de 
    Nama-Bhajan na companhia de Sadhus". (Sri Chaitanya 
    Shikshamritam) 
    ... 
    
    As pessoas no plano primário viram perturbação social, e 
    perturbam suas próprias vidas, e a de todas em volta. É o lance do 
    fanatismo, dos absurdos, da enganação, o coração se torna enganoso, 
    enganador, como ele diz aí, a pessoa se engana e engana os outros. É pura 
    confusão. 
    Na real, todos esses ensinamentos vêm do próprio Sriman 
    Mahaprabhu, que instruiu pessoalmente Seus discípulos diretos, como Srila 
    Rupa Goswami Prabhupada, Srila Sanatana Goswami Prabhupada, Srila Raghunatha 
    Dasa Goswami Prabhupada... 
    Uma pessoa que pretende ser um missionário pregador tem que 
    subir ao plano intermediário, ou descer, se for o caso. Além de ser rendido 
    a Sri Guru-Gauranga no coração. Mas, tem que estar no plano 
    madhyama-adhikari. Como nosso amado Prabhupada ensina no Néctar da 
    Instrução... 
    Portanto, devemos nos elevar da posição kanistha-adhikari 
    para a plataforma madhyama-adhikari. O Srimad Bhagavatam 
    (11.2.46) descreve o madhyama-adhikari como se segue: 
    
    isvare tad-adhinesu 
    balisesu dvisatsu ca 
    prema-maitri-krpopeksa 
    yah karoti sa madhyamah 
    
    "O madhyama-adhikari é um devoto que adora a Suprema 
    Personalidade de Deus como seu objeto de amor supremo, faz amizade com os 
    devotos do Senhor, é compassivo com os ignorantes e evita os que são 
    invejosos por natureza". 
    O Bhagavatam também explica que todas as pessoas 
    neste mundo são como soldados falíveis, que não podem proteger realmente. 
    Todo ser condicionado neste mundo tem os quatro defeitos básicos: Sentidos 
    de percepção limitados, tendência a cometer erros, tendência a enganar e 
    tendência a ser enganado. Por isso, não adianta a gente tentar se abrigar em 
    pessoas deste mundo, por melhor que pareçam ser. Temos que nos abrigar em 
    Krishna mesmo, dentro do coração. 
    Temos que tomar essa atitude. Começar a perceber Krishna no 
    coração, e pedir com humildade e sinceridade por Sua proteção divina. Também 
    devemos rezar a Ele dentro do coração na forma do Senhor Nrisimhadev, que é 
    o protetor sublime dos devotos e do Movimento Sankirtana de Sriman 
    Mahaprabhu (http://www.nitaigaura.com.br/nrisimha.html). 
    Acho que esse é o caminho para o momento em que vivemos. 
    Comece a pensar em algum trabalho honesto, e peça a proteção de Krishna no 
    coração sinceramente e humildemente. O resultado vai aparecer, com um pouco 
    de paciência. 
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    Tenha fé nos Santos Nomes e se abrigue sempre nestes: 
    
    sri-krsna-caitanya prabhu nityananda 
    sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda 
    Hare Krishna Hare Krishna 
    Krishna Krishna Hare Hare 
    Hare Rama Hare Rama 
    Rama Rama Hare Hare 
    
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     quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005 
    
    ito nrsimhah parato nrsimho 
    yato yato yami tato nrsimhah 
    bahir nrsimho hrdaye nrsimho 
    nrsimham adim saranam prapadye 
    
    Ponham esse mantra no coração. O lance de compreender 
    nossos mestres divinos também é muito importante, como o próprio Prabhupada 
    afirmou em seu famoso discurso na década de 30. 
    Uma vez, no auge do Movimento Hare Krishna, um discípulo 
    muito querido de Prabhupada perguntou o que mais o satisfazia. Na época, 
    todo mundo achava que ele ia responder sobre a distribuição em massa dos 
    Livros. Mas, sua resposta foi, "o que mais me satisfaz é que vocês sejam 
    conscientes de Krishna". 
    A gente não deve se perder nos detalhes e esquecer o 
    principal. É muito simples, a gente tem que "pôr" Krishna no coração mesmo. 
    ... 
    
    << 
    Texto 57 
    
    tam aha bhagavan prestham 
    prapann arti-haro harih 
    ye tyakta loka-dharmas ca 
    mad arthe tan vibharmy aham 
    tam – a ele; aha – Eu; bhagavan – a 
    Suprema Personalidade de Deus; prestham – mais querido; prapanna 
    – rendido; arti-harah – destruidor das ansiedades; harih – o 
    Supremo Senhor, Hari; ye – quem quer que; tyakta – abandonou;
    loka-dharmah – sociedade; ca – e; mat – Meu; arthe 
    – para o propósito; tan – eles; vibharmi – protejo; aham 
    – Eu. 
    
    Tradução 
    
    A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Hari, que é o 
    destruidor de todas as ansiedades dos seres rendidos, disse para o Seu mais 
    querido mensageiro Uddhava: "Eu protejo especialmente aqueles que 
    abandonaram todas as conexões religiosas e sociais para apenas se renderem a 
    Mim". 
    Assim termina o Nono Capítulo da Ambrosia na Vida dos 
    Seres Rendidos, chamado as "Instruções Nectáreas da Suprema 
    Personalidade de Deus". 
    >> 
      
    
    "Krishna surpreende as mentes dos devotos com uma infinidade 
    de ondas maravilhosas com as diferentes doçuras devocionais, e Ele é a 
    grande panacéia para os corações dos devotos que sofrem com as dores da 
    separação. O Senhor não considera quem é qualificado ou quem é 
    desqualificado, mas com todo o Seu coração, Ele ajuda Seus devotos em todos 
    os seus esforços. O Senhor até mesmo promete em todas as escrituras a 
    entregar-Se a Si próprio a Seus devotos, e Ele experimenta a bem-aventurança 
    suprema simplesmente dependendo do amor deles. E dessa forma, o Senhor dá a 
    Sua garantia total a Seus devotos em todas as circunstâncias".  
    (Ambrosia na Vida dos Seres Rendidos, 1.22) 
    
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